ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

25 julho 2011

Dieta para o corpo (a alma emagrece também ?)




No mundo existe um bilhão de pessoas acima do peso, sendo que trezentos milhões são obesos. Segundo uma terapeuta americana, Louise Hay, no livro ''Você pode curar sua vida'', afirma que a obesidade é ligada ao medo, a proteção e excesso de sensibilidade.
Isso quer dizer então que temos um bilhão de pessoas no mundo com medo e se protegendo com a gordura.

É engraçado como essa questão não entra em nenhuma dieta. Fui fazer uma reeducação alimentar, que eu chamo de restrição alimentar. Me disseram as calorias de tudo, o número de pontos que posso consumir, os alimentos que são zero e como evitar ter ataques compulsivos. Pense antes de comer, mastigue devagar, tente se concentrar no objetivo.

Tudo isso foi dito mas nada foi perguntado. Ninguém me perguntou porque engordei nem porque queria emagrecer. Até a nutricionista se limitou a me perguntar sobre meus hábitos alimentares, mas não perguntou se eu tinha mudado algum depois de algum stress ou porque eu era ansiosa.

A pergunta deveria estar em todos os lugares que falam de dieta: Por quê você quer emagrecer? O que você acha que vai ganhar com isso? Qual seria a vantagem de ser magra? E por que tanto medo?

Adianta medir a comida, dividir o queijo como se tivesse que ser repartido para 6 pessoas, calcular quantos pontos vale uma fruta, quantas colheres de arroz se podem comer? A essência da dieta está nisso?

No começo do caminho me pergunto isso, como cheguei aqui e o que me motiva a sair. Sim, porque ser gordo tem o seu nível de conforto, eu não posso negar. Quando você abandona seu corpo, abandona uma pressão, é bom sair da linha de vez em quando, parar de viver tão limitado. A gordura pode ser sim um lugar confortável, a alma pode se acostumar.

Na hora da dieta é fácil separar comida com poucas calorias, mas responder a pergunta, de porque chegamos nesse peso, bom, isso é mais complicado.

Perder peso não é um problema só do corpo. A alma tem que estar de acordo, de estar pronta para uma nova pessoa, porque ao perder peso aparece uma pessoa que não conhecemos nem sabemos seus limites.

Como é o mundo sendo magra? Não sei. Mas já percebi que não vai ser só perder peso. Vai ser me perguntar como vai ser essa nova etapa para minha alma, aonde ela vai se achar ou se esconder.

Iara De Dupont 

Um comentário:

Strega Safira disse...

É... Isso realmente foi profundo... Ainda tenho lágrimas nos olhos. Eu engordei por anos a fio... por 36 anos, para se exata. E aos 43 me encontro quase inútil, cheia de problemas de saúde, com uma bariátrica a caminho, mas enrolando com os exames e os médicos... O nome disso? Medo... talvez pavor... Isto me faz pensar de que preciso antes de um tempo com uma psicóloga, para depois operar meu corpo. Trabalhar antes essa defesa construída por décadas, para que ela caia aos poucos sem me destruir.
Obrigada! Hoje você me ajudou mais do que a maioria das pessoas em todos estes anos! Serei eternamente grata! E estou te seguindo...
Beijos de Luz!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...