ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

17 maio 2011

Limite do humor

Esses dias no mundo virtual se discutiu o limite do humor. Tem gente que defende, tem gente  que ataca. Acho que o limite é a dor do outro.Não acho aceitável piada com dor alheia .Mas a realidade nessa confusão é uma, quem se sentir ofendido tem o direito de procurar justiça e azar o nosso se apenas alguns grupos são unidos . Quando o Comédia MTV fez aquele quadro inaceitável , a Casa dos Autistas, imediatamente grupos ligados ao autismo reagiram .Não custou nada a MTV, ninguém perdeu um centavo, o único lugar que dói , o bolso,mas foram obrigados a se desculpar publicamente . No sufoco até Marcelo Adnet fez uma coisa mais inaceitável ainda, jogou toda a culpa na produção, alegou ter sido obrigado, como se ninguém soubesse que ele é estrela máxima da MTV e ninguém obriga ele a nada. Eles vão repetir a piada ? Não, graças a Deus e as reclamações .
Outro episódio foi Danilo Gentili fazendo uma piada antisemita sobre o metrô em Higienópolis .A piada foi retirada imediatamente  do twitter.Ontem foi divulgada uma foto de Danilo constrangido e envergonhado na Confederação Israelita de São Paulo . Danilo foi lá se desculpar pelo que tinha dito, publicou a foto com um pedido de desculpas e dizem que foi convidado a doar dinheiro a um programa que combate o antisemitismo.
Mas por que isso ? Porque os dois grupos estavam unidos e sabem que respeito é a base da convivência humana . As pessoas muitas vezes não respeitam porque não tem noção do que estão falando .
Mesmo assim a bruxa continuava solta .Ed Motta falou mal das mulheres, diminuindo, reduzindo elas a objetos sexuais, se não são bonitas, ele nem perde o tempo . Rafael Bastos fez piada sobre estupro . Houve para os dois uma certa condenação virtual,nada além disso . Com certeza Rafael vai dobrar seu repertório sobre violência sexual, porque viu que deu ibope .Ed Motta agora sim que vai falar mais ainda, tanto que já começou a jogar a culpa na imprensa.
Isso aconteceu porque as mulheres não tem a união necessária para combater tanta violência verbal. Nem sempre é nossa culpa, é ignorância mesmo . Como muitas eu também cresci em um ambiente machista, que piadas sobre mulheres eram o pão nosso de cada dia . Tive que sair dali para entender que eu tinha sido submetida durante anos a um tipo de violência .
Muitas vêem as piadas do Rafael ou do Ed como uma coisa normal.Mas não é . Esses episódios mostraram que a ignorância maior foi das mulheres ao não se defenderem disso.Não podemos dizer que não sabemos o que fazer . É apenas olhar grupos que estão a nossa frente e seguir o exemplo .

3 comentários:

Beth disse...

compartilhadíssimo

Vanessa Carvalho. disse...

Devo confessar que me encantei com o seu Blog à primeira vista. Li "Sindrome de mim mesma" e me identifiquei. Li o "Quem Sou?" e achei bastante interessante. E os seus textos, parabéns, você escreve muito bem e eles são muito bons.

Poeta da Colina disse...

Hoje fechei um especial pequeno para Rádio onde trabalho sobre o Henfil. Entrevistei algumas pessoas e ficou muito no ar que muita gente do "humor" não o usa como um dia ele usou. Henfil usou seu desenho para criticar uma ditadura, para fazer campanha, e quase sempre em um crítica ácida contra a sociedade vigente e seus valores. Chegando a pontos que esbarrariam no que hoje chamamos de politicamente correto.

Não defendo apologias, não acho bonito ofender ninguém, brincar com doenças, perseguições, e afins.

Por outro lado acho que humor jamais pode perder o cárater de crítica aos exageros e alguns absurdos da sociedade.

Bom talvez seja este o caso, essas pessoas citadas jamais serão um Henfil.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...