ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

14 dezembro 2010

A ponte


Em uma peça que participei existia um personagem que sofria de síndrome de asperger, um tipo de autismo mais leve. E perdíamos horas discutindo sobre isso, porque o personagem se casa, foi baseado em uma história real e anos depois a mulher descobre que ele sofria disso. Ela achava que ele vivia no mundo fechado, o mundo dele. 

Lembro das conversas sobre isso, já que várias doenças tem o isolamento como sintoma. Quanto mais a pessoa se isola, algum problema ela tem. 
Hoje vi uma criança brincando isolada, no seu canto. Espero que essa criança passe longe de teorias médicas. 

Eu não tive irmãs e me acostumei a brincar sozinha. Gostava disso. Sempre fui de me isolar. Mas isso deve ter sido corrigido em algum momento e coloquei meus olhos no mundo. Comecei a ficar curiosa e me perguntar sobre tudo. E de tanto que sai do meu isolamento me perdi na multidão. Porque na verdade vemos o isolamento como uma coisa negativa, quando pode ser muito bom se isolar e mais ainda se concentrar no que te faz feliz, te dá prazer. 

Se alguém percebe a criança brincando sozinha, vai lá e diz: 
-Vai com teus amiguinhos, mostra teu carrinho para eles brincarem também.

Por que temos que chamar os outros para brincar também? Se começa chamando para brincar com as bonecas, depois na adolescência para ir ao cinema, na vida adulta para curtir por aí. Ficamos pouco tempo com nós mesmos e com o que gostamos. Começo a perceber que nessa jornada para ser feliz eu preciso voltar a base de muitas coisas. Por isso tanta gente gosta de jogar vídeo game sozinho. Estamos em um mundo que considera que temos que fazer parte dele em tudo. Se isolar e criar seu próprio mundo só pode ser doença. Minha mãe diz que somos parte de uma sociedade e temos que participar dela. É, sou parte dela, mas não sou ela. Às vezes, quase sempre meu mundo é mais agradável e interessante que o que está lá fora. Acontece o contrário também. Quero uma ponte pra transitar tranquilamente sem que me perguntem porque me isolo tanto. Talvez me isole porque como muitas pessoas preciso estar mais no meu mundo que no outro. Questão de sobrevivência.


Iara De Dupont

2 comentários:

Poisdron disse...

Eu também não acho este isolamento ruim, na verdade o ruim que dizem é se isolar quando se está mal. Porém se isolar por gostar, ou querer fazer algo deve ser compreendido, afinal o que tem de mal querer um tempo consigo mesmo?

Eu penso que uma das melhores formas de evoluir é poder refletir, e só podemos fazer isto sozinhos, ouvindo o silêncio como costumo dizer. Apesar de as pessoas serem tudo de bom também. Belo texto.

Abraços!

Anônimo disse...

Muito bonito o seu texto.
Meu filho tem SA e sinto-o tão feliz no seu mundo.
Eu preciso do esporte para me isolar. Quando coloco os phones no ouvido e começo a correr,entro noutra galaxia, e é muito bom.

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...