ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

04 outubro 2010

Obesidade espiritual





Sempre falo que adoro chocolates, mar  e teorias. Adoro teorias. Porque as teorias podem ser milhões, podem se multiplicar como quiserem. Não  gosto quando alguém me prova alguma coisa. Ter só uma possibilidade é deprimente. Mas as teorias ao não serem provadas podem ser discutidas, argumentadas, cortadas, mortas, enterradas, depois podem ressuscitar, são como vampiros, eternos. Em alguns assuntos eu leio mais as teorias que as  supostas provas. 

Gosto das teorias que envolvem a obesidade. Já escutei de tudo, desde coisas bobas até aquela  tortura atual de contar calorias.


E hoje li uma que adorei. Gostei tanto que já carimbei  no meu pensamento. Achei interessante, profunda, comovedora. Um guru  disse que existem dois tipos de obesidade – a física , pessoas que comem demais e são sedentárias e a obesidade espiritual, pessoas que não trabalham seus sentimentos e eles se concretizam em gordura. Assim como aquela teoria de que câncer é ressentimento ou  que a diabetes é uma profunda tristeza, tanta  que a vida perde o doce. Enfim, puras teorias. Mas gostei dessa de obesidade espiritual. Eu sou vegetariana, como pouco e me exercito muito e ainda assim não sou magra. Já me falaram que tenho a síndrome da baleia, só come algas, nada o dia  inteiro e continua gorda. A minha mãe tem a síndrome do leopardo, pode comer um boi inteiro e continua esguia e rápida. Mas sempre argumentei isso, eu disse que tinha alguma coisa errada comigo. Pessoas que já moraram comigo sabem que eu não escondo comida embaixo da cama e mesmo assim não entendem porque não estou no meu peso ideal.


Mas  uma teoria posso confirmar, sei que é verdade. Nunca estamos felizes com  nada, é da natureza humana lamentar o que lado que está. Claro, ao ler essa teoria da obesidade pensei que seria mais fácil parar de comer em excesso se fosse o caso do  que lidar com sentimentos que devem estar debaixo de camadas de gordura. Acho mais simples cortar alimentos e malhar do que pensar em coisas que não falo, não quero falar, talvez nem queira lembrar. E assim como pessoas que sofrem disso, sei que pode ser espiritual o problema, sim, mas mesmo assim tem que ser resolvido. Outra teoria que eu posso confirmar. Dá pra comer quase tudo  que existe no mundo, o corpo aguenta, mas falar de sentimentos é difícil demais.


Iara De Dupont

4 comentários:

fernanda disse...

lendo seu texto, lembrei desta frase que escrevi uma vez:
"gorduras astrais geralmente pertencem às almas emperradas e enferrujadas, pela falta de uso".

N. Ferreira disse...

Oi Iara, obrigada pela visita ao meu blog.
Andei lendo seus textos e, afora a excelente escrita, vejo que existe um turbilhão dentro de você pedindo para ser organizado. Especialmente no que se refere ao controle e talvez à uma certa "ressaca" da vida.
Não sei sua opção sobre a psicoterapia, mas espero que tenha dicidido fazer. Sou psicóloga especialista em Transtornos Psiquiatricos e vejo, dentro e fora do consultório, uma explosão de ansiedade por aí.
Felizmente, e sendo eu também uma vítima deste mal, vejo que existem soluções bacanas para o problema, e a psicoterapia, no meu entender, está na base de tudo.
Como dizem por aí, a saúde não está só na cabeça, mas nossos males definitivamente começam nela.
Um beijo grande, fique em paz.

Dani disse...

Oi iara
Tudo bem?
Obrigada pela visita e vim te conhecer.
Realmente..há obesidade espiritual.
Com certeza.
vejo muito isso nos blogs de operados.
Eles se operam e pensam como obesos.
Obscessões mil..querem continuar a pensar e agir como obesos.
Porque na real a obesidade maior tá na cabeça deles mesmos.
Adorei o texto.
Apareça.
beijo

Silvana Nunes .'. disse...

Gostei do texto. vejo isso há todo instante, e como vejo ! Vivo refletindo em cima disso, onde estou morando atualmente, então...
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... e MEU CADERNO DE POESIAS, desejam um bom feriado para você.
Muita Luz.
Saudações Educacionais !

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...