ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

08 agosto 2010

Outro planeta







Nunca pensei que teria o perfil de viajar em alguma nave alienígena. Pelo contrário, sempre tive medo dessas histórias e desses estranhos seres. Às vezes leio sobre pessoas que dizem ter sido abduzidas e tal e pelo que percebo não tenho nenhuma semelhança com elas. 

Portanto a ideia de passear por aí, estaria fora dos meus planos. Mas na atual conjuntura isso me chama a atenção. Conhecer outro planeta e sua forma de vida. Porque me sinto cansada deste. Eu diria exausta. Viver na base de não-acredite-em-ninguém e não-confie-em-nenhuma- indústria  te leva a um estado paranoico. 
A aveia que vem em uma caixa não é só aveia. Também está cheia de produtos químicos que nunca vamos saber o que é. Sou tão moderninha e por isso mesmo tão ignorante que nem sei da onde vem a aveia. Então a solução seria plantar ( se planta ?) no meu jardim. Mas se eu comprar adubos pode ser que também venham com produtos tóxicos que a industria não vai me dizer.

É importante ler os rótulos? Ora, isso é bem mais complexo. Nem na Suécia as pessoas sabem dizer o que está escrito em rótulos, imagina aqui, terra de coronel.
Mas nem tudo está nos rótulos ou pelos menos, eu diria, o mais importante. E de tanto pensar assim isso foi parar nas relações humanas. Não sabemos mais quem é quem, nem se estamos lendo o rótulo correto. Não confiar hoje significa viver bem. Quando eu erro e infelizmente ainda tenho o descaro de errar, a primeira coisa que me perguntam é isso ''Mas como você foi confiar nesse serviço? Nesse produto? Nessa pessoa? No mapa da Google?''.

Ah, me perdi uma vez depois de ler o mapa da Google. Estava errado. Não se pode confiar nem no mapa da Google.
Por isso visitar países não me faz sonhar. Também tive uma amiga roubada na Noruega. Queria mesmo visitar outro planeta, ver como vivem, quais são as bases de outra sociedade. Queria conhecer o sentido real da palavra confiança, bom, se eles tiverem isso lá. Porque depois de tantas supostas visitas aqui, vai saber se eles não aprenderam a desconfiar de todos. Devem até se referir ao nosso planeta como o planeta ''Terra, admirar sempre, confiar nunca''.

Iara De Dupont

5 comentários:

Escritor em treinamento disse...

Como assim conhecer o significado de confiança? Nós é que a inventamos esse ato irracional de ter fé contra todas as possibilidades, a vontade de seguir por instinto e o bem estar de se estar correto e encontrar quem realmente possa ser chamado de amigo. A confiança é uma virtude humana e terrena.

Sou um ateu, já lhe disse, mas alguns dogmas não me causam estranhamento. Acredito no valor do livre arbítrio talvez até mais do que muitos auto-intitulados crédulos, sei que escolher acolher e estender a mão à alguém só tem valor diante da opção de não fazê-lo, o mesmo vale para cofiança: criar a mentira e a dissimulação foi um mal necessário.

Creio que de longe, se há quem nos observe, tem esses seres a perspectivas de olhar e análisar nossos rótulos. Saberiam eles o quanto de amor, fé e confiança vem contrapostos ao ódio e a mentira em nossa fórmula e quanto veneno compõe o nosso espírito, saberiam eles também de nosso prazo de validade vencido.

Já dizia Nietzsche algo como sermos nós, a vida humana em geral, o segundo mais espetacular e hipócrita da história do universo, mas ainda assim... apenas um segundo.

Lilly disse...

Adorei seu blog,o conteúdo é muito bacana e confesso que eu ri da postagem do dia em que você acordou cínica - putz, eu acordo assim todos os dias...
Ah! E obrigada pela visitinha lá meu.

Fabio Lisboa disse...

Oi Iara,

Minha mãe já dizia "nunca confie em estranhos"... Mas adolesci, me tornei estranho e não confiei nem em mim por um tempo (rs). Hoje acho q cresci um pouco mais, confio em estranhos, ou seja, nos iguais a mim - e a vc, a saber, humanos...

Qto às empresas, sic, não devemos esquecer que o principal capital de uma empresa são os humanos que lá pensam os caminhos e o futuro desta empresa e consequentemente sua influencia boa ou ruim para o futuro da humanidade e do planeta...

Entao o carater de um planejador de mkt, de um presidente, de um vendedor, atendente de telemkt, porteiro etc. diz mto de uma empresa...

As certificacoes ambientais, o uso ou nao de transgenicos, o teste ou nao em animais tb...

Cabe a nós dar poder para as melhores empresas, ONGs, cooperativas, etc. e nao comprar e divulgar (como vc faz) tanto as coisas ruins como principalmente as boas...

Abs,
Fabio Lisboa

Danilo M. M. disse...

Não sei se a solução estará em outras sociedades. Minha fé apoia-se no fato de que a natureza é maior do que nós, nasce mesmo entre o concreto e a frieza das pessoas.

Existe esperança e em que confiar.

Na impossibilidade do externo vamos resolver o interno mesmo.

Abs.
Ps. acompanhe: @poetadacolina

A Bipolar disse...

Oi Iara...
Jamais fecharia o blog pelos comentários, eu que estou em fase de pensar, refletir sobre muitas coisas.

Adoro teus textos, mas nunca consegui te adicionar como favorito.

Bjos e valeu o incentivo!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...