ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

26 junho 2010

O poço dos sonhos




O que diferencia o homem do animal é a capacidade de sonhar. Sonhos são para realizar e construir, e deixar de ser sonhos, virar uma realidade. É lindo de ler e de ver. 

Mas assim como a gente se pergunta algumas vezes aonde vai tudo o que jogamos fora, qualquer coisa, porque reciclamos quase nada, assim como nos perguntamos onde vai parar aquele monte de cartas que jogamos no lixo, eu me pergunto onde vão parar os sonhos quando não se realizam. Eles não vão a lugar nenhum sem nós, então imagino que existe algum poço na alma para receber eles.

Ao contrário do que dizem nesse mundo rosa e florido, a maioria dos sonhos não se concretiza. E caem lá no poço, não se reciclam. Imaginando que não podem ficar lá eternamente, devem então virar algum sentimento, talvez mágoa, ressentimento, ódio com o mundo e com os outros, tristeza infinita. O pior de tudo é que os sonhos não abandonam a gente, ficam lá nos lembrando que falhamos, que fracassamos.

Qual seria a solução? Não sonhar muito para não sofrer demais?
Os sonhos são lindos de ter quando você fecha os olhos e pensa neles, mas quando você abre os olhos e a realidade é terrível, oposta a tudo que você sonhou, o que se pode fazer? Como pedir a um sonho que nos esqueça, que nunca mais ligue nem deixe recado? Como ele pode ir embora sem causar tanta frustração?

E quantas vezes a vida supera tuas expectativas e é melhor do que nos teus sonhos? Não sei, tenho até medo de responder, porque sou movida por um realismo quase concreto, de tão realismo que é .....

Tem sonhos que nunca vão se realizar. Os mais otimistas dizem, enquanto há vida, há esperança, tudo pode acontecer, por que não? Espero que sim, porque se existe esse poço onde eles vão, pode transbordar de tristeza um dia desses qualquer.

Iara De Dupont

8 comentários:

Escritor em treinamento disse...

E que fardo é um sonho morto, não é mesmo? A dramaticidade que assumo às vezes me faz chamar esses sonhos não concretizados de cadáveres. Só assim para fazer sentido...

Digo que vivo no inferno: a neurose se desdobra em fantasmas, o medo e o pânico dou por aparições demoníacas - e os sonhos mortos ficam lá, cadáveres que se putrefazem e infectam todo o resto.

Um exagero absoluto, são tantas as metáforas que meu pessimismo já nem pode ser chamado realista. Fiquei preso entre dois absurdos...

O exagero dramático que vê na frustração o inferno, e a perspectiva de que os sonhos, quando se desfazem, não vão à lugar algum.

Têm um meio termo? Sim, mas nunca fui disso...

Pedro H.D.Delavia disse...

Ei, Iara. Antes de mais nada, devo agradecer-lhe o magnífico comentário que teceu sobre a minha pessoa. Fico lisonjeado por ser lido por alguém como vc. Obrigado.

Mandei um e-mail pra vc também, pelo endereço abaixo de sua foto do blog.

Quanto aos sonhos, devo discordar da dramaticidade do colega em treinamento, sonhar é algo que faz vc viver. Gosto de filosofar, então, vou mais além; sonhar ou estar sonhando é apenas uma perspectiva. Já teve um sonho que parecia verdade? Já viveu um dia que parecia um sonho?

Quanto aos seus sonhos e o que é necessário para realizá-los, basta sempre de um único fator, que se dito assim, repetidas vezes, se torna chacota, mas é de íntegra verdade e simplicidade, vamos à máxima? "Acreditar"

Se vc acredita em seus sonhos, mais do que em qualquer outra coisa que te faça pensar o contrário, eles estarão lá te esperando. Se um sonho que vc tinha não se realizou, pense por um instante; quanto vc o quis?

Não existem sonhos mortos, apenas esquecidos. Os sonhos são eternos, vivem por mais tempo do que nós os humanos. Quer ter um sonho? Tenha. Quer que ele se torne "realidade"? Faça isso acontecer.

Lembre-se: não busque culpados externos para os sonhos que não se realizam.

Bons sonhos pra vc.

Dri disse...

Os sonhos continuaram sonhos se vc não correr atrás para realiza-los.. Flor gostei do texto e obrigada pela visita já estou te seguindo ta

beijos

Alexandra Gimaque disse...

Minha flor.. somos realmente sonhadores...eternos.. por isso... eu prefiro sonhar .. viver.. criar... e deixar a vida me guiar... Nunca deixe de sonhar .. lute... siga... vc pode... mesmo que demore...mas um dia a gente realiza..eu acredito sempre...Sou a esperança pura... Beijos Alê..

Ramona Reichert disse...

Oi, Iara!

Ultimamente tenho tido pouco tempo para passear pelos blogs, mas sempre que acesso o teu, leio um texto e outro e mais outro. Acabo sempre lendo vários.

Comecei a seguir teu blog porque me identifiquei com teus textos em relação à sindrome do pânico, mas de uns tempos pra ca venho me identificando com todo o resto.
Gosto do teu jeito de pensar e de expor.

Um abração
Tenha uma ótima semana

Amy disse...

oi querida adorei tua visita.. to aqui te seguindo tambem. xerinho

Inercya disse...

Poxa, lindo teu texto. O homem também é animal, só que racional. Acho que era isso que voce queria dizer. Creio que animais tambem sonham. Já vi alguns dormindo e pelo que parecia, eles estavam sonhando. Voce pode ate achar engraçado isso, mas creio que é verdade. Digo isso em relação a sonhos quando estamos dormindo. hehe

Mas sei que voce fala de um tipo de sonho diferente. Aquele que é um desejo, algo que queremos de real para a nossa vida. Muitos dos sonhos que temos nao se realizam, é a pura verdade. A realidade ta na nossa cara e nao notamos isso. Acho que o ser humano sonha até demais. Mas é tao bom sonhar, nao é verdade? :)

Indiquei seu blog num premio. Nao sei realmente o que é ou se é alguma brincadeira, mas vale a pena. http://inercya.blogspot.com/2010/06/premios.html

:* Iara.

irish blood, english heart. disse...

Li o teu blog e gostei bastante.
Na minha opinião nunca se pode parar de sonhar. Nunca. Os sonhos (fracassados ou bem sucedidos) são o "motor" da vida. São eles que nos dão garra para continuar na luta, e vontade de viver.

Parabéns pelo blog.

* Beijinhos

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...