ADICIONE O BLOG SMM AOS FAVORITOS! OBRIGADO PELA SUA VISITA E LEITURA!

DESDE 2010. ANO VI. MAIS DE 2.000 POSTS.

GUEST POST NO ESCREVA LOLA ESCREVA

CURTA NO FACEBOOK


E-MAIL
sindromemm@gmail.com

22 maio 2010

De novo é culpa do chocolate?







Mania de querer fazer  picadinho de tudo. Destruir até a raiz, só para explicar o que  não se explica. Na ciência tudo vira frango que tem que ser desfiado.
Pouco tempo atrás os cientistas falaram que chocolate era bom para depressão, tinha um elemento que estimulava e melhorava o humor. Pouco tempo depois falaram que os depressivos comem mais chocolate que pessoas que não tem depressão e nem por isso melhoram.

E hoje falaram que chocolate faz mal quando consumido por pessoas depressivas, porque realmente melhora o humor por um tempo e depois vem a ressaca. Então o chocolate não deve ser mais consumido por pessoas depressivas. Chocolate vem do cacau, que vem da natureza. Ponto. Não tem nada que desfiar, nem desconstruir. Qualquer coisa na natureza que se consuma demais vai fazer mal.

Me tira do sério essa mania de procurar respostas onde nem existem perguntas. Depressão é uma coisa bem mais profunda que uma camada de chocolate. Ressaca não precisa de chocolate nem de bebida. Ataques de pânico dão uma ressaca terrível. O desespero da ciência em querer encontrar um vilão químico é deprimente. Existe um elemento químico. Com certeza. Seria ótimo encontrar qual é? Também acho. Mas acho errado reduzir tudo a isso. Desmontar o cacau, a semente disso ou daquilo, pode ajudar, mas não resolve.

Os dramas existencialistas não se resolvem assim. O coração humano não tem mapa. Nenhum ser humano  é só uma substância química  reagindo ao encontro com outra. Não é culpa do chocolate nem da falta de ômega 3. Os cientistas já deveriam saber isso. Não  tem química que acalme  o coração humano. Não existe um ser  humano que possa decifrar o própio coração, imagine o dos outros.

Iara De Dupont

4 comentários:

A Bipolar disse...

putz... eu esses dias comi uma panela de brigadeiro inteirinha... e quente ainda! e não resolveu... =[
bjos

Escritor em treinamento disse...

Não sei se vc já viu uma série chamada Bones que passa na Fox.

Tem um comercial em que o policial fala à antropóloga forence (a encarnação do cientificismo exarcebado) algo do fundo do coração.

Ao que ela responde...

"Tem sangue no seu coração."

Acho que eles já nos tem por desvendados.

Iz disse...

no meu caso, a culpa seeeempre é do chocolate ;~
olha o meu blog, começei agora pra ver se ele me ajuda http://desafabaiz.blogspot.com/

Anônimo disse...

gostei muito do teu blog tbm!!!!!!!
parabens!

Leia outros posts....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...